Programação 4º Simpósio PROFLETRAS USP e 1º Seminário Internacional PROFLETRAS USP

 

IV Simpósio ProfLetras-USP

I Seminário Internacional ProfLetras-USP

 

Programação

26/08/2021

Abertura

9h às 9h30

Valéria Gil Condé (USP)

Beatriz Daruj Gil (USP)

Elis de Almeida Cardoso (USP)

Mesa-redonda 1

9h30 às 11h

Alberto Roiphe Bruno (UNIRIO)

Mônica Magalhães Cavalcante (UFC)

Sílvia Rodrigues Vieira (UFRJ)

Norma Seltzer Goldstein (USP)

​​​​​​​Elis de Almeida Cardoso (USP)  mediadora

Sessão de comunicação 1

11h15 às 12h30

Adriano Donizeti Domingos do Nascimento

Reescrita de produção textual: uma proposta de ensino

Regislene Dias de Almeida

O protagonismo digital e a autoria na produção de curtas-metragens a partir de canções: uma experiência com o 9º ano do ensino fundamental

Amanda Cristina Santos Naressi

A dialetologia perceptual no ensino de variação linguística

Maria Inês Batista Campos (USP) debatedora

Almoço

12h30 às 14h

Sessão de comunicação 2

14h às 16h

Vanessa Santos Araújo

O gênero artigo de divulgação científica no ensino da língua portuguesa

Júlia dos Santos Mateus

Leitura e escrita: duas faces da formação do leitor literário

Jéssica de Lima Mosca

A voz do outro como argumento em comentários on-line: uma proposta de escrita para o 9º ano

Bárbara Falcão

A aplicação pedagógica da narrativa transmídia no ensino de língua portuguesa

Ana Elvira Gebara (USP) debatedora

Sessão de comunicação 3

16h30 às 18h

Dafne Rodrigues Alvares de Castro Campos léxico-semânticos em Poesias Reunidas, de Oswald de Andrade: uma proposta de ensino

Viviane Mendes Leite

Da leitura ao infográfico: uma proposta de escrita no ambiente virtual

Luciana Taraborelli

Verbo-visualidade e o olhar valorativo do aluno-poeta

Maria Angela Padovani

Ortografia no sexto ano: estudo em 2016, reflexões em 2021

Vima Lia Rossi Martin (USP) debatedora

27/08/2021

 

Mesa-redonda 2

9h às 10h30

Marta Negro Romero

Instituto de Língua Galega – Universidade de Santiago de Compostela-Galiza – Espanha)

Pilar Cornes López

(Instituto de Ensino Secundário Mendiño- Galiza – Espanha)

Rosa González Carballás

(Instituto de Ensino Secundário Mendiño- Galiza – Espanha)

Dolores Míguez Montes

(Instituto de Ensino Secundário Mendiño- Galiza – Espanha)

Ivone Monteiro

(Escola Básica e Secundaria de Rebordosa Paredes –Portugal)

Valéria Gil Condé (USP) mediadora

Sessão de comunicação 4

11h às 12h30

Samara Gabriela Leal França

O lugar onde (eu) vivo: uma possibilidade de expressão literária da vida cotidiana

Débora Mariana Ribeiro

O uso da paráfrase como recurso de reformulação na produção textual do sétimo ano

Gisane Márcia Carvalho Dinnouti

A produção de documentários nas aulas de Língua Portuguesa: uma proposta para análise das estratégias argumentativas em textos multimodais

Rubens Pereira da Silva Alves

Resenha crítica de canções: léxico e argumentação no ensino de língua portuguesa

Norma Seltzer Goldstein (USP) debatedora

​​​​​​​

 

Almoço

12h30 às 14h

Sessão de comunicação 5

14h às 15h15

Francesco Antonio Capo

Escritas de memória: autoria e identidade cultural

Fernando Januário Pimenta

A escravidão em “Negrinha”, “Pai contra mãe” e anúncios de jornal – subsídios para intervenção didática

André de Godoy Bueno

Leitura de literaturas africanas e afro- brasileiras na educação básica

Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida (USP) debatedor

Sessão de comunicação 6

15:30 às 16:45

Silvia Mamede de Carvalho

A escrita argumentativa na escola: um estudo sobre o ensino do artigo de opinião no 9o ano do Ensino Fundamental

Kátia Melo

Drummond e a poética do medo na sala de aula

Juliana Maria Mendes

O tecer dos textos de alunos concluintes do Ciclo Autoral: o desenvolvimento da autoria

Ana Lúcia Tinoco Cabral (USP) debatedora

Mesa-redonda 3

17h às 18h

Helen Regina Alario Costa

(EE Coronel Bonifácio de Carvalho)

Aline Magna Vieira

(CEU Casa Blanca)

Emerson da Cruz Inácio (USP) mediador

Encerramento

18h às 18h30

Valéria Gil Condé (USP)

Beatriz Daruj Gil (USP)

Elis de Almeida Cardoso (USP)

​​​​​​​