IV Simpósio ProfLetras-USP I Seminário Internacional ProfLetras-USP |
Programação |
26/08/2021 |
Abertura |
9h às 9h30 |
Valéria Gil Condé (USP) Beatriz Daruj Gil (USP) Elis de Almeida Cardoso (USP) |
Mesa-redonda 1 |
9h30 às 11h |
Alberto Roiphe Bruno (UNIRIO) Mônica Magalhães Cavalcante (UFC) Sílvia Rodrigues Vieira (UFRJ) Norma Seltzer Goldstein (USP) Elis de Almeida Cardoso (USP) mediadora |
Sessão de comunicação 1 |
11h15 às 12h30 |
Adriano Donizeti Domingos do Nascimento Reescrita de produção textual: uma proposta de ensino Regislene Dias de Almeida O protagonismo digital e a autoria na produção de curtas-metragens a partir de canções: uma experiência com o 9º ano do ensino fundamental Amanda Cristina Santos Naressi A dialetologia perceptual no ensino de variação linguística
Maria Inês Batista Campos (USP) debatedora |
Almoço |
12h30 às 14h |
|
Sessão de comunicação 2 |
14h às 16h |
Vanessa Santos Araújo O gênero artigo de divulgação científica no ensino da língua portuguesa Júlia dos Santos Mateus Leitura e escrita: duas faces da formação do leitor literário Jéssica de Lima Mosca A voz do outro como argumento em comentários on-line: uma proposta de escrita para o 9º ano Bárbara Falcão A aplicação pedagógica da narrativa transmídia no ensino de língua portuguesa
Ana Elvira Gebara (USP) debatedora |
Sessão de comunicação 3 |
16h30 às 18h |
Dafne Rodrigues Alvares de Castro Campos léxico-semânticos em Poesias Reunidas, de Oswald de Andrade: uma proposta de ensino Viviane Mendes Leite Da leitura ao infográfico: uma proposta de escrita no ambiente virtual Luciana Taraborelli Verbo-visualidade e o olhar valorativo do aluno-poeta Maria Angela Padovani Ortografia no sexto ano: estudo em 2016, reflexões em 2021
Vima Lia Rossi Martin (USP) debatedora |
27/08/2021 |
Mesa-redonda 2 |
9h às 10h30 |
Marta Negro Romero Instituto de Língua Galega – Universidade de Santiago de Compostela-Galiza – Espanha) Pilar Cornes López (Instituto de Ensino Secundário Mendiño- Galiza – Espanha) Rosa González Carballás (Instituto de Ensino Secundário Mendiño- Galiza – Espanha) Dolores Míguez Montes (Instituto de Ensino Secundário Mendiño- Galiza – Espanha) Ivone Monteiro (Escola Básica e Secundaria de Rebordosa Paredes –Portugal)
Valéria Gil Condé (USP) mediadora |
Sessão de comunicação 4 |
11h às 12h30 |
Samara Gabriela Leal França O lugar onde (eu) vivo: uma possibilidade de expressão literária da vida cotidiana Débora Mariana Ribeiro O uso da paráfrase como recurso de reformulação na produção textual do sétimo ano Gisane Márcia Carvalho Dinnouti A produção de documentários nas aulas de Língua Portuguesa: uma proposta para análise das estratégias argumentativas em textos multimodais Rubens Pereira da Silva Alves Resenha crítica de canções: léxico e argumentação no ensino de língua portuguesa Norma Seltzer Goldstein (USP) debatedora
|
Almoço |
12h30 às 14h |
|
Sessão de comunicação 5 |
14h às 15h15 |
Francesco Antonio Capo Escritas de memória: autoria e identidade cultural Fernando Januário Pimenta A escravidão em “Negrinha”, “Pai contra mãe” e anúncios de jornal – subsídios para intervenção didática André de Godoy Bueno Leitura de literaturas africanas e afro- brasileiras na educação básica
Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida (USP) debatedor |
Sessão de comunicação 6 |
15:30 às 16:45 |
Silvia Mamede de Carvalho A escrita argumentativa na escola: um estudo sobre o ensino do artigo de opinião no 9o ano do Ensino Fundamental Kátia Melo Drummond e a poética do medo na sala de aula Juliana Maria Mendes O tecer dos textos de alunos concluintes do Ciclo Autoral: o desenvolvimento da autoria
Ana Lúcia Tinoco Cabral (USP) debatedora |
Mesa-redonda 3 |
17h às 18h |
Helen Regina Alario Costa (EE Coronel Bonifácio de Carvalho) Aline Magna Vieira (CEU Casa Blanca)
Emerson da Cruz Inácio (USP) mediador |
Encerramento |
18h às 18h30 |
Valéria Gil Condé (USP) Beatriz Daruj Gil (USP) Elis de Almeida Cardoso (USP) |